ARQUITETURA EXTERNA DE UM PROCESSADOR
Um computador tem como componentes principais: processador, memória e dispositivos de entrada e saída (E/S). Para que tais componentes possam estabelecer comunicação faz-se necessário uma estrutura ou caminho de conexão entre os componentes de um computador, chamados de barramento.
Os barramentos são, basicamente, constituídos por linhas (feitas de metal e dispostas paralelamente na placa) de comunicação com capacidade para transmitir sinais binários (0 ou 1). Sendo que, normalmente, possuem entre 50 e 100 linhas distintas, que subdividem-se em 3 grupos funcionais, segundo as funções específicas de interconexão, a saber: dados, endereço e controle.
Barramento de dados: Tem por função transferir dados entre os módulos do sistema. Contém, normalmente 32 linhas (largura de banda), cada qual transmitindo 1 bit por vez. Logo, a quantidade de bits transmitidos é determina pela quantidade de linhas que o barramento de dados possui; o que influencia diretamente o desempenho do sistema.
Barramento de endereço: Sua função é determinar origem e destino dos dados transferidos pelo barramento de dados. Além dessa função, as linhas de endereço são, comumente utilizadas para endereçar as portas do módulo de E/S. É importante destacar que a largura do barramento de endereço determina a capacidade máxima da memória.
Barramento de controle: É um tipo de barramento compartilhado que controla o acesso e a utilização das linhas de dados e de endereços, transmitem sinais de comando e informações de temporização (clock).
Nenhum comentário:
Postar um comentário